Hábitos mentais : quais são os seus?






Stephanie Gomes


Em que você costuma pensar quando está na fila do ônibus, na sala de espera, no elevador, dirigindo, antes de dormir, arrumando a cama ou fazendo suas atividades cotidianas?

É bem provável que você não fique pensando sobre o ônibus, o elevador, o travesseiro, a cama ou exatamente no que você está fazendo naquele momento. Primeiro porque estas atividades não precisam de atenção total, segundo porque não há nada de interessante em pensar sobre elas e terceiro porque é comum que nestas situações nosso pensamento vá para bem longe.

É justamente nestes pensamentos distantes que está a chave que abre uma porta importantíssima para o seu autoconhecimento, porque é onde se encontra um dos hábitos que mais afetam sua vida, sua felicidade e seu bem-estar: os hábitos mentais. 

O que sua mente diz importa muito, porque seus pensamentos afetam profundamente o que você sente. E o que você sente determina como age. E a forma como age define a construção da sua vida.
São seus hábitos mentais cotidianos, mais do que suas inspirações momentâneas ou ideias brilhantes, que controlam sua vida. – Paramahansa Yogananda
Como seu pensamento se movimenta na maior parte do tempo? Como costuma ser o seu diálogo interno no dia a dia? 

Não estou falando daqueles pensamentos que decide ter, como quando pensa nas coisas pelas quais é grato ou repete mantras e afirmações para si mesmo. 

Nem no que você pensa quando precisa se dedicar a uma atividade no trabalho que exige atenção e foco, ou quando precisa encontrar a solução de um problema. 

O que você tem que saber é para que lado a sua mente pende quando você está desatento ao que pensa.

Pensamentos que te fazem bem ou mal? Positivos ou negativos? Como eles te afetam?

Veja com quais hábitos você mais se identifica e quais são mais frequentes em sua mente:

Maus hábitos mentais:

- imaginar brigas e discussões – que nunca aconteceram, mas você as inventa;

- imaginar situações ruins acontecendo com você ou com as pessoas que ama
remoer o passado;

- pensar no medo de algo dar errado com seus planos;

- vozes gritando e agitação na mente;

- julgar as pessoas mentalmente;

- criar ideias negativas e distorcidas sobre si – “nunca poderei ter isso”, “estão me olhando porque sou_________”.

Sensações de insegurança, ansiedade, angústia e descontentamento em relação à própria vida são estimuladas por estes pensamentos.

Bons hábitos mentais:

- visualizar aquilo que você deseja acontecendo (ou “sonhar acordado”) – sentindo a felicidade de ter fé, mas sem despertar ansiedade;

- colocar sua consciência no presente;

- ser otimista – no sentido de confiar na vida e não ter pensamentos de medo e preocupação desnecessários;

- manter a mente leve, sem insistir em pensamentos inúteis e destrutivos;

- focar naquilo que está fazendo, não deixar a mente “vagar” por aí;

- ter pensamentos esperançosos e positivos em relação ao futuro;

- pensar e transmitir aquilo que você tem de melhor;

- enxergar algo de bom no momento presente, aconteça o que estiver acontecendo.

Pensamentos positivos e leves nos deixam mais calmos e confiantes, devolvendo a paz que a mania de pensar negativo tinha nos tirado e tornando o cotidiano mais agradável.

Se você se identificou mais com a lista de bons hábitos, excelente! Já se você sabe que seus pensamentos estão muito mais de acordo com a outra lista, saiba que é possível mudar e que isso vai tornar a sua vida muito melhor.

Como melhorar meus hábitos mentais?

Sinceramente, não conheço forma melhor de fazer isso do que com auto-observação e prática. 

A maioria destes pensamentos que formam nossos maus hábitos mentais são bobagens que pensamos apenas porque estamos acostumados a pensar desta forma. Já fizemos tanto isso que tornou-se natural. Virou exatamente isso: um hábito. 

O que precisamos fazer é transformar os bons hábitos mentais em nossos novos hábitos, substituindo os maus. E isso se consegue praticando, insistindo e, aos poucos, aprendendo e se acostumando com a nova forma de pensar.

Quanto mais você insiste em pensamentos ruins, mais frequentemente eles surgem. O mesmo acontece quando você se dedica a manter a mente voltada para pensamentos que te fazem bem. É um caminho bastante simples para ajudar a melhorar a sua vida: observar-se, conhecer seus hábitos, identificar problemas e mudá-los para melhor. Se você está em um processo de mudanças e evolução (e quem não está?) é válido percorrer este roteiro e investir nesta transformação.

Mude sua sintonia. Procure o lado bom das coisas. Silencie sua mente. Diminua o ritmo do seu pensamento e pense mais devagar. Olhe para as coisas boas, acredite no bem. Tenha fé na vida, não se preocupe tanto. E use sua imaginação para te fazer feliz.

Importante: quero que fique claro que não estou falando de ignorar sentimentos. 

Hábitos mentais são a forma como nossa mente se movimenta continuamente, no dia a dia, quando estamos distraídos, nada de realmente importante está acontecendo e nosso pensamento pende para o positivo ou negativo. Não se trata daqueles momentos em que um sentimento forte é acionado em nós por algum acontecimento externo ou problema interno, e sim daquele lugar para onde nossos pensamentos vão em meio a situações comuns e para onde estamos acostumados a levá-los por puro hábito.


Postado no blog Desassossegada em 15/01/2015



Nenhum comentário:

Postar um comentário